Jesus no Santíssimo Sacramento | Meditação com @LuzeVidaPadreChrystianShankar | 28/12/23
Jesus no Santíssimo Sacramento | meditAÇÃO com @LuzeVidaPadreChrystianShankar | 28/12/23 (youtube.com)
Este é o objetivo deste nosso encontro: deixar de ser um católico "bolinha de isopor", ou seja, parar de boiar e ir para águas mais profundas da nossa espiritualidade através dos escritos de Santo Afonso Maria de Ligório. Estamos começando mais uma meditação, que é mais do que um programa, é uma experiência de fé. O tema de hoje está no centro da nossa fé cristã católica, que é a Santíssima Eucaristia. Que o Pão da Vida, o Pão dos Anjos, possa nos alimentar e dar um sentido diferente à nossa existência, sempre apontando para as coisas do alto. Pegue o seu caderninho ou a sua agenda para que você possa, no nosso encontro de hoje, fazer as suas anotações. Deus te abençoe, um ótimo encontro para todos.
Nós, muito bem, Deus nos dá mais uma oportunidade para crermos na fé. Isso é muito importante: crescer na fé, evoluir na fé. São os dois caminhos que eu quero fazer e convido você a fazer comigo para que a nossa fé seja maior e melhor. Quando falo crescer na fé, é uma fé maior. Quando falo evoluir na fé, é uma fé melhor. Hoje, queremos refletir sobre Jesus no Santíssimo Sacramento. Quem nos acompanha já pode ter participado de inúmeros encontros onde o tema foi esse: Jesus no Santíssimo Sacramento. É lógico que cada encontro tem um foco diferente, e hoje vamos trabalhar esta presença sacramental de Jesus na Eucaristia como modelo de obediência.
Quantas vezes as pessoas entram na fila da comunhão para receber a Santíssima Eucaristia sem a disposição da obediência! Se você lê a Bíblia, verá que muitos milagres de Jesus só aconteceram porque alguém obedeceu. Em todos os milagres há uma cooperação do ser humano. Não vou entrar nisso agora, mas vamos pegar apenas um milagre que eu gosto muito: as Bodas de Caná. Maria vai dizer para os servos: "Fazei tudo o que ele vos disser." Jesus disse: "Enchei as talhas de água." Eles obedeceram e encheram. Jesus disse: "Levai ao mestre-sala." Eles levaram. Veja, Jesus falava e os servos faziam. A obediência agrada ao coração de Deus. Jesus vai dizer: "Aquele que me ama guardará os mandamentos." Em outro verbo: "Aquele que me ama obedecerá aos mandamentos."
Nós temos em Filipenses 2, versículo 8: "Jesus se humilhou e se fez obediente até a morte." Jesus não retrocedeu, Jesus não abandonou a cruz, Jesus não desobedeceu ao seu Pai. E nós, que adoramos a presença sacramental de Jesus na hóstia consagrada, que é presença real, Jesus ali está em corpo, sangue, alma e divindade. Quando comungamos, devemos ter a disposição de obedecer. Obedecer. Já pode anotar isso aí, tá bom? Vamos para as considerações de Santo Afonso a respeito da Sagrada Comunhão como penhor de obediência.
Para uma alma que se aplica à perfeição, não há coisa tão prejudicial como reger-se pela própria vontade. Nossa vontade é dúbia e tantas vezes nos leva para caminhos sem volta. Vá seguindo o que está na sua cabeça, dizendo "vou viver do meu jeito", e veja onde vai terminar. Não dura muito tempo, vai terminar muito mal. Santo Afonso diz que não há nada que atrapalhe mais nossa caminhada rumo à perfeição, que é o mesmo que santidade, do que se reger pela própria vontade. A reclamação de muitos pais hoje é que os filhos não obedecem, são desobedientes. A mãe fala, o pai fala, eles ouvem, entra num ouvido e sai no outro, e fazem o que querem, até que se percam.
Aqui está um segredo para a nossa espiritualidade cristã: você quer crescer na espiritualidade? Quer continuar este caminho rumo à santidade? Obedeça a Deus, obedeça à palavra de Deus, obedeça ao que a Igreja lhe diz. Ao contrário, o Espírito Santo diz que o sacrifício da própria vontade em seguir a obediência é o sacrifício mais agradável a Deus. "Melhor é a obediência do que os sacrifícios." Ou seja, você quer agradar a Deus? Obedeça a Deus. Nada agrada mais o coração de Deus do que quando você diz em oração: "Senhor, tu sabes o que eu quero, mas eu quero o que tu queres." Lembra de Nossa Senhora na Anunciação? Ela tinha outro sonho, José tinha outro plano, mas eles se rendem: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra." Maria era obediente, não quis seguir sua própria cabeça, mas seguir o coração de Deus.
Se você quer agradar a Deus e quer honrá-lo, amá-lo de todo o coração, prestá-lo culto, tudo isso passa pela obediência. A obediência atrai a graça de Deus. Uma pessoa desobediente não é abençoada, uma pessoa desobediente não vê milagres na vida. Vou dizer algo pesado aqui agora: você pode rezar a vida inteira, se não obedecer a Deus, não alcançará a sua graça. Deus prefere a obediência do que muitos sacrifícios. Para Deus, não vale o que falamos, vale o que fazemos na obediência. "O seu sim seja sim, o seu não seja não, o que passar disso vem do maligno," diz a Sagrada Escritura.
Aqui está uma reflexão profunda e necessária para quem quer agradar a Deus: eu quero agradar a Deus, então a primeira coisa que tenho que fazer é não seguir minha cabeça, não fazer o que eu quero, mas realizar o que Deus quer. Quero obedecer a Deus, quero viver a palavra de Deus. Eis porque Jesus Cristo, que pelo Pai Divino nos foi dado por mestre e modelo de todas as virtudes, tomou a peito ensinar-nos a virtude da obediência: "Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." Isso é bonito demais. Isso é espiritualidade clássica e profunda do Evangelho. Jesus desceu do céu, não para fazer o que queria, mas para fazer a vontade do Pai. Se o diabo é desobediente, Jesus é obediente. Se Eva foi desobediente, Maria é obediente. A Bíblia trabalha com obediência e desobediência.
Nós não somos filhos de Eva, somos filhos de Maria, remidos em Cristo Jesus. A Bíblia diz que se por um só homem entra o pecado, por um só entra a salvação. O homem do pecado é Adão, o homem da salvação é Cristo. Não seguimos a loucura de Adão, seguimos a redenção de Cristo. Não queremos desobedecer a Deus como Eva fez. Eva sabia que não podia comer do fruto, tanto que era proibido. O que é proibido não é permitido. E o que as pessoas têm feito hoje? Elas não ligam para a palavra de Deus, não querem uma vida de obediência, querem uma vida de liberdade e felicidade, querem saciar sua loucura e seguir sua cabeça. É isso que Santo Afonso, Doutor da Igreja, nos orienta: vai seguindo a sua cabeça, tendo uma vida sem limite, fazendo o que dá na telha, para ver onde vai parar. Jesus nos ensina o modelo da obediência: "Eu não vim fazer a minha vontade, vim fazer a vontade daquele que me enviou." Jesus se fez obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus lhe deu um nome que está acima de todo nome, para que ao nome do Senhor Jesus todo joelho se dobre no céu, na terra e nos infernos, e toda língua professe que Jesus Cristo é o Senhor.
Brasil, dia 31 de dezembro, domingo, 9 da noite. Tirando meu chapéu, PR, só aqui na TV Evangelizar. Quando falamos em caridade, estamos falando de Deus e do amor que Ele tem pelos seus filhos. Caridade é doação, a gratidão movida pela vontade de fazer aquilo que um dia Ele fez por nós. A caridade e o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo são pilares dos carismas que fortalecem a missão da obra Evangelizar. A Live "Compromisso do Amor" arrecadou 88 toneladas de alimentos que beneficiaram milhares de famílias em todo o Brasil. Nós vamos levar para outras famílias, mais padres, paróquias, instituições, asilos, recuperação de drogados. Estão pedindo a tua caridade. Somos a soma de carismas que fortalecem o amor maior, Jesus Cristo. Evangelizar é preciso. Curitiba vai se transformar na capital da fé. Vem aí o 12º Retiro Nacional "Evangelizar é preciso". Chamados por Cristo, vamos renovar nossas forças espirituais para viver o tempo da Quaresma, dias 24 e 25 de fevereiro, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Milhares de fiéis do Brasil e do mundo, conduzidos pelo Padre Reginaldo Manzotti, estarão presentes. Estamos aqui para adorar a Jesus com orações, missas e pregações. Dois dias de meditação, louvor e alegria esperam por você. Reúna sua caravana e inscreva-se já no 12º Retiro Nacional "Evangelizar é preciso".
Voltamos. Não falei que foi rapidinho? Ô gente, o nosso programa passa rápido, né? Tanta coisa que a gente prepara, tanta coisa bonita pra gente falar para vocês e o tempo, ó! Mas vamos lá. Tema bonito de hoje, tema profundo de hoje: a obediência. Os grandes santos da Igreja tinham muitas leituras espirituais sobre o valor da obediência, como Santa Teresa d'Ávila, Santa Teresinha do Menino Jesus, Padre Pio, São João da Cruz, São Bento, São Francisco de Assis. Todos tinham uma vida espiritual profunda. Como eu vou agradar a Deus? Como eu quero ser santo? Primeira coisa é obedecer. A gente ouve muito hoje as pessoas falando: "Padre, eu queria tanto ser santo, eu queria agradar a Deus, eu quero uma vida de santidade". Olha, uma palavra só, meu filho, não tem duas, uma palavra só: obedeça a Deus. Aquele que obedece não erra. Obedeça a Deus. E eu deixei o melhor para depois do intervalo, viu? Veja agora a beleza do que nós vamos refletir. Não contente — estou falando de Jesus, viu? — não contente, porém, em nos ter dado toda a sua vida em tão belos exemplos, Ele quer ainda continuar, depois da morte, a nos dar no Santíssimo Sacramento, no qual quer obedecer não somente ao Seu Pai, mas também aos homens. Isto não mais até a morte, mas até o fim do mundo. Gente, isso aqui, quando eu li, mexeu com o meu coração porque Santo Afonso vai dizer que Jesus ficou no Santíssimo Sacramento, preste atenção nisso aqui, não apenas para obedecer ao Pai, mas Ele obedece aos homens. Você já pensou nisso? Isso me tocou muito e foi um hum para mim, porque eu sou padre. E o que Santo Afonso vai dizer é que Jesus, no Santíssimo Sacramento, se faz obediente não apenas ao Pai, mas a nós. Jesus, Ele se deixa conduzir. Ele não é o que manda, Ele é aquele que se deixa, Ele obedece. Veja que bonito o que Santo Afonso escreve a respeito desta obediência de Jesus a nós no Santíssimo Sacramento. Depois que eu estudei isso aqui, toda vez que eu presido a santa missa e que eu olho na âmbula, na hóstia consagrada, no cálice, o sangue consagrado, eu digo para mim mesmo: "É Jesus está aqui para me obedecer". Como que Jesus obedece ao ser humano? Eu vou ler para você aqui. Eu faço questão de ler o parágrafo todo, porque isso aqui é uma das coisas mais belas que eu já li, escrita e refletida por Santo Afonso. Veja o que ele escreve:
Ó prodígio! O Rei do Céu desce do Céu por obediência ao homem e parece, em seguida, ficar sobre os altares só para obedecer aos homens. Ali fica sem movimento próprio. Ele está na hóstia consagrada, sem movimento próprio. Deixa-se ficar onde o colocam, seja que o exponham no ostensório, seja que o encerrem na âmbula. Deixa-se levar para onde querem levá-lo, dentro da igreja, pelas ruas, pelas casas. Deixa-se dar na comunhão a todos os que o querem, justos e pecadores. Quando Ele vivia na Terra, como diz São Lucas, obedecia a Maria e a José. Mas neste sacramento, obedece a tantas criaturas quantos sacerdotes há no mundo.
Não é bonito, gente? Fala se não é bonito? Aquele Jesus que obedeceu a Maria e a José durante a vida, Ele que está presente agora no Santíssimo Sacramento, na hóstia consagrada, não tem movimento próprio. Então, Ele se deixa levar. Se coloca no ostensório, Jesus está. Se coloca na âmbula e leva para o sacrário, é lá que Ele fica. Se coloca na mesa, Ele fica ali. Se você leva na rua, Ele está. Você leva para um doente, leva para o hospital. Se esquece, Jesus na hóstia consagrada se torna obediente aos homens. Por isso, todo zelo com a Eucaristia é pouco. Quando você for à missa e você comungar na mão ou na boca — isso é escolha do fiel, de pé ou de joelhos —, se você comunga nas mãos, olhe nas suas mãos se não ficou nenhum fragmento da hóstia, nenhum pedacinho da hóstia, porque Jesus está ali também. Se ficou um fragmento da hóstia, ó, não é isso que se faz, né, meu filho? Me ajude aí. Ficou um pedacinho da hóstia, ó, a linguinha, pronto, vai pro seu lugar rezar. Jesus está obedecendo a você. Ele se coloca nas suas mãos, você o coloca na sua boca, ele vai para o seu coração e onde você for, Jesus está contigo.
E aqui você pode fazer um trocadilho, não é? Até a comunhão vir a mim, Jesus se fez obediente àqueles que andam com o Santíssimo Sacramento. E eu, eu comungo esta hóstia consagrada, Jesus obediente a mim, para que uma vez depois da comunhão eu seja obediente a Ele. Aí sim Ele vai falar ao meu coração o que Ele deseja que eu faça, quais são os caminhos que eu devo colocar os meus pés. Nunca um obediente verdadeiro se perdeu, vai dizer São Francisco de Sales. Nunca um obediente verdadeiro se perdeu. Quem se perdeu é desobediente. Sabe quem você nunca vai encontrar no céu? Pessoas desobedientes. Sabe quem você nunca vai encontrar no inferno? Pessoas obedientes. É para escrever essa, não é? Vou repetir, anota aí. Tem gente em casa falando: "Repete, padre, repete". Então vamos lá. Vai anotar? Você nunca encontrará no céu pessoas desobedientes. E você nunca encontrará no inferno pessoas obedientes. Vale a pena obedecer a Deus. Vale a pena conhecer a palavra. Vale a pena viver a palavra. "Em mim e de mim tudo que quiseres, Senhor. Uno-me à Vossa vontade, toda santa, toda boa, toda bela, toda perfeita, toda amável." Isso é uma oração que Santo Afonso está fazendo. Ele está dizendo para Deus que ele não quer a vontade dele, ele está se entregando à vontade de Deus.
E aqui, meus caros, indo aí para o final do nosso encontro, porque vale a pena. Atenção, você tem que entender isso aqui. Por que vale a pena e por que eu posso abrir mão da minha vontade para fazer a vontade de Deus? A resposta é muito simples: porque Deus sabe mais que nós. Deus sabe mais que você. Então, eu não estou seguindo alguém que sabe menos que eu, eu estou entregando a minha vida àquele que sabe mais. E veja, a oração de Santo Afonso é assim que nós finalizamos o nosso encontro. Você pode até repetir se você quiser: "Fazei em mim e de mim tudo que quiseres. Uno-me à Vossa vontade, como é a vontade de Deus, toda santa, toda boa, toda bela, toda perfeita, toda amável. Ó vontade de Deus, como sois cara, como sois cara. O vosso agrado será o meu agrado. Quero que os vossos desejos sejam os meus desejos. O vosso agrado será o meu agrado. Eu quero que os vossos desejos sejam os meus desejos."
Este programa foi verdadeiramente um banquete de espiritualidade. Quantas coisas aprendemos, principalmente o valor da santa obediência. Deus, que nos chamou à perfeição, nos ajude neste caminho. O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de nós. Por imposição de minhas mãos notais, por intercessão da Santíssima Virgem Maria, desça sobre vós e permaneça a bênção, a graça.