De São Gregório, Papa
Esta novena, composta por nove orações de São Gregório Magno, é diferente das novenas comuns. Não consiste em rezar por nove dias seguidos, mas sim em rezar qualquer dia que se desejar as nove orações em honra da Paixão de Nosso Senhor, às quais, São Gregório e outros Sumos Pontífices concederam muitas indulgências.
Deve-se rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai depois de cada oração. Se essas nove orações forem ditas nas sextas-feiras, ganha-se o dobro das indulgências; se ditas na Sexta-feira Santa, obtém-se indulgências plenárias. Façamos este serviço pelas almas do Purgatório.
Posto de joelhos diante de Cristo crucificado, comece com o seguinte:
Oferecimento
Altíssimo Senhor, eu Vos ofereço estas orações em união com os méritos de vosso Unigênito Filho, meu Senhor Jesus Cristo, a quem peço que as receba em desconto e satisfação de minhas culpas e pecados, confirmando o que São Gregório e outros Pontífices concederam a quem as rezar diante da imagem do mesmo Senhor crucificado: e tudo quanto ganhar é minha vontade aplicar pelas almas do Purgatório, segundo a ordem que for mais do vosso divino agrado. Amém.
Em seguida, reze as orações:
1. Ó Senhor, meu Jesus Cristo, eu Vos adoro suspenso nessa Cruz, suportando a coroa de espinhos em vossa adorável Cabeça: eu Vos rogo que essa nobilíssima Cruz seja o escudo que me livre dos ministros da vossa justiça.
Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
2. Ó Senhor, meu Jesus Cristo, eu Vos adoro nessa Cruz, ferido e chagado, onde Vos deram a beber fel e vinagre sobre a maior amargura de meus pecados: eu Vos rogo que essas vossas preciosas Chagas sejam o remédio e a cura de minha alma.
Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
3. Ó Senhor, meu Jesus Cristo, por aquela amarga dor que por mim, miserável pecador, sofrestes na Cruz, principalmente naquela hora quando vossa Alma nobilíssima saiu de vosso bendito Corpo, eu Vos rogo que tenhais misericórdia de minha alma quando sair deste cárcere mortal e que a leveis à eterna vida.
Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
4. Ó Senhor, meu Jesus Cristo, eu Vos adoro colocado no sepulcro, ungido com mirra e bálsamos cheirosos: eu Vos rogo que vossa preciosa Morte seja minha ditosa vida.
Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
5. Ó Senhor, meu Jesus Cristo, eu Vos adoro descendo ao Limbo para livrar as almas que nele estavam esperando a vossa suspirada vinda: eu Vos rogo que não permitais que minha alma entre naquelas infernais prisões e escuros cárceres.
Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
6. Ó Senhor, meu Jesus Cristo, eu Vos adoro ressuscitado dentre os mortos, subindo ao Céu, sentado à mão direita de vosso Eterno Pai: eu Vos rogo que me façais digno de seguir a essa glória e ser apresentado ao vosso alegre acolhimento.
Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
7. Ó Senhor, meu Jesus Cristo, Pastor benigno, conservai os justos em graça, justificai os pecadores, compadecei-Vos de todos os fiéis e favorecei amorosamente a este grande pecador.
Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
8. Ó Senhor, meu Jesus Cristo, eu Vos adoro vindo e concedendo perdão aos pecadores: eu Vos rogo que vossa dolorosa Paixão nos livre daquelas penas e que por ela nos leveis à eterna vida.
Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
9. Ó amantíssimo Pai, eu Vos ofereço a inocente Morte de vosso precioso Filho e o amor de seu Divino Coração, por todas as culpas e penas que eu, miserável pecador, o mais depravado de todos os pecadores, pelas iniquidades que mereci. Rogo-Vos também por todos os meus parentes e amigos, vivos ou falecidos: tende misericórdia de todos nós.
Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
Oração
Ó Senhor, meu Jesus Cristo, que admiravelmente revelastes o mistério de vossa Santíssima Paixão ao vosso bem-aventurado servo São Gregório: peço-Vos que a este miserável pecador concedais alcançar perfeitamente aquela remissão de pecados que o mesmo vosso venerável Pontífice, com abundante autoridade apostólica, liberalmente concedeu a todos os que verdadeiramente se arrependessem e meditassem na progressão de vossa Paixão. Assim o concedei Vós, que viveis e reinais por todos os séculos. Amém.
Acrescentam-se 3 Pais-nossos, 3 Ave-Marias e 3 Glórias ao Pai, que se rezam para completar duas coroas.
Salmo 129: De Profundis
Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz!
Vossos ouvidos estejam bem atentos, ao clamor da minha prece.
Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?
Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.
No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra,
A minh’alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora.
Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora!
Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção.
Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.
V. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
R. Entre Os Resplendores da luz perpétua.
V. Senhor, ouvi a minha oração.
R. E chegue a Vós meu clamor.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
Oremos: Ó Deus, Criador e Redentor de todos os fiéis, concedei às almas de vossos servos e servas a remissão de todos os seus pecados, a fim de que, pelas humildes súplicas de vossa Igreja, obtenham o pleno perdão que sempre esperaram de vossa infinita misericórdia. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
V. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
R. Entre Os Resplendores da luz perpétua.
V. Descansem em paz.
R. Amém.
Súplicas pelas almas dos fiéis defuntos
Do Padre Martinho de Cochem
Pai de toda a misericórdia, tende piedade das almas benditas do Purgatório! Amantíssimo Redentor do mundo, Jesus Cristo, livrai as almas do Purgatório de seus tormentos. Espírito Santo, Deus de todo o amor, livrai as almas dos fiéis defuntos de suas grandes penas. Virgem Maria, cheia de graça, Mãe de misericórdia, alcançai às almas perdão e misericórdia.
Todos os Anjos, visitai-as e consolai-as no seu cárcere. Todos os Santos e Bem-aventurados no Céu, rogai pelas almas do Purgatório que tanto sofrem.
Prostrai-vos todos diante do trono de Deus, pedindo perdão e misericórdia por elas.
Ó Deus, atendei às súplicas dos vossos Santos e livrai as almas que tanto sofrem no fogo do Purgatório! Eu clamo juntamente com eles a Vós, Senhor: olhai propício para o Purgatório e lembrai-Vos dá vossa piedade e misericórdia.
Ó quão terríveis são as chamas do Purgatório, quão cruéis as dores que lá as almas sofrem!
Pela Sagrada Paixão e Morte de Jesus Cristo, tende piedade delas, ó Pai de misericórdia, ó Deus de toda a consolação!
Eu Vos ofereço para purificação das almas dos fiéis defuntos as lágrimas de Jesus, e, para alívio de suas penas e dores. Ofereço-vos o Preciosíssimo Sangue do vosso Divino Filho.
Eu Vos ofereço para expiação de suas culpas os tormentos que Jesus sofreu na Cruz, e para perdão dos seus pecados todos os horrores que o mesmo Jesus padeceu na sua agonia.
Eu Vos ofereço para seu livramento todas as Santas Missas, Vosso sacratíssimo Corpo e o Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo que está presente sobre os nossos altares.
Ó meu Deus, Pai de misericórdia, infundi a paz nas almas do Purgatório e concedei-lhes, pela intercessão da Virgem Maria e, sobretudo, pelo amor de Jesus Cristo, vosso Divino Filho, Nosso Senhor! Amém.
V. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
R. Entre os resplendores da luz perpétua.
V. Descansem em paz.
R. Amém.